PROJETO ELEIÇÕES
JUSTIFICATIVA:
Este é um
projeto que tem como desafio à criatividade e estudo de algumas das questões
sociais como a violência, fome, corrupção e, sobretudo a importância do ato de
votar, propiciando o desenvolvimento de atitudes e competências, despertando o
interesse pela pesquisa, visando o entendimento do presente para a projeção do
futuro.
A escola
tem como compromisso mostrar ao educando que a verdadeira democracia implica a
prática da cidadania, o conhecimento e o respeito pelos Direitos humanos.
Assim, conhecer, analisar, questionar, refletir sobre as questões sociais que
alteram e prejudicam nossa sociedade é uma forma de assessorá-lo para eu
utilize o seu "capital do saber" para redimensionar a dura realidade
que lhe é apresentada, desenvolvendo nele a capacidade de criticidade,
criatividade e principalmente co-responsabilidade.
As ações
propostas, apresentadas ao longo do projeto, pretendem permitir ao educando
transferir os conhecimentos adquiridos em situações novas, na tomada de
decisões e na solução de problemas. O desempenho desse trabalho deverá suscitar
mudanças de atitudes que o remeterá a sair do universo teórico e partir para a
realidade pratica, para a ação em prol de sua própria vida e da sua comunidade,
com um olhar novo, sensível, humano.
O que
acontece no mundo seja no meu país, na minha cidade ou no meu bairro acontece
comigo, então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida.
Um cidadão com um sentimento ético forte e consciente da cidadania não deixa
passar nada, não abre mão desse poder de participação (BETINHO).
A citação
de Betinho sintetiza toda a ambição desse projeto.
Esse
trabalho é direcionado aos alunos do ensino fundamental e médio. Por isso trará
um mapa conceitual, procedimental e atitudinal e ainda os objetivos gerais
especificados, para dar condição aos professores que, por ventura se
interessarem por ele, de extraírem dele o seu plano diário, usando inclusive da
metodologia selecionada para garantir o êxito do trabalho proposto.
Esse
projeto proporciona oportunidades de integração entre educadores e educandos
uma vez que permite a interdisciplinaridade por se tratar de um tema abrangente
presente em
todas as
disciplinas. É um bom momento para fazer um trabalho que atenda às exigências
do atual modelo de produção de conhecimento.
OBJETIVOS:
- Identificar no próprio grupo de convívio problemas sociais, econômicos, políticos;
- Reconhecer problemas sociais, econômicos e políticos, atuais e do passado, em diferentes grupos sociais;
- Questionar sua realidade, refletir sobre soluções em sua comunidade e em outras;
- Valorizar a importância do voto como instrumento de transformação social e exercício vivo da cidadania;
- Comparar acontecimentos, estabelecendo relações entre o passado e o presente;
- Adotar atitudes transformadoras de repúdio a alienação;
- Desenvolver o senso crítico.
Tema
transversal: Ética e
cidadania.
CONCEITOS:
- Conhecer os Direitos Humanos;
- Compreender e analisar as questões sociais, como a fome, o desemprego, a violência;
- Estabelecer relações entre acontecimentos e contextos variados no tempo e no espaço;
- Identificar relações de violência em diferentes tempos e espaços;
- Identificar as causas do desemprego, da fome, degradação ambiental na atualidade (cerrado);
- Compreender a importância da participação popular para a efetivação da democracia;
- Identificar os diversos grupos sociais que compõem a sociedade brasileira;
- Compreender o capitalismo e o neoliberalismo;
- Perceber as diferenças culturais existentes no seu grupo de convívio e do Brasil;
- Identificar a sua história de vida, compreendendo sua relação dentro de seu grupo social;
- Perceber a importância do ato de votar, sua responsabilidade nas mudanças e permanências dos graves problemas sociais do país;
- Compreender o sistema eleitoral brasileiro.
PROCEDIMENTOS
- Pesquisar em jornais e revistas fatos e acontecimentos que envolvam violência, fome, desemprego, etc;
- Distinguir versões diferentes para o mesmo fato;
- Comparar fatos diferentes e estabelecer relações entre eles;
- Produzir textos;
- Recortar, colar, montar diferentes atividades;
- Ler e interpretar imagens, gravuras;
- Elaborar gráficos, tabelas;
- Coletar dados;
- Entrevistar pessoas;
- Desenhar, elaborar charges;
- Elaborar histórias em quadrinhos, cartazes, murais;
- Navegar na Internet;
- Participar de debates;
- Analisar textos e reportagens atuais;
- Dramatizar variadas situações;
- Propor soluções.
ATITUDES
- Respeitar e valorizar a diversidade cultural;
- Valorizar as discussões e respeitar as várias opiniões expressadas
- Trocar idéias e opiniões;
- Assumir atitudes de respeito pelos outros;
- Tomar posição perante os problemas sociais, como a violência, fome, etc;
- Assumir compromissos diante da importância do seu papel na sociedade;
- Colaborar na criação de propostas de soluções coletivas;
- Adotar atitudes de compreensão e solidariedade;
- Adotar atitudes de repúdio à exploração dos colegas, à alienação.
METODOLOGIA
1ª Etapa
do Projeto.
1ª AULA -
"Cidadania em jogo"
Análise
de imagens:
1ª - O professor devera levar varias
figuras ilustrativas de algumas situações como desperdício de água, corrupção,
violência, filas intermináveis, lixo na rua. O importante é que as gravuras
possam promover um debate, ressaltando o respeito como fator primordial para a
convivência humana.
Após a
discussão cada um produzira um texto sugerindo soluções.
2ª e 3ª
AULAS – Votar é uma forma de lutar pelos direitos humanos?
Os artigos
da Declaração Universal dos Direitos Humanos serão os motivadores no
desenvolvimento da argumentação.
Esse
estudo poderá ser feito em grupo e para cada equipe será oferecida uma cópia da
Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O
educador mostrará a Declaração dos Direitos Humanos, acompanhando a
interpretação de cada artigo adequando a linguagem, conforme o nível dos
alunos.
Deixar
claro, para os alunos, que o cidadão tem seus direitos, mas em contrapartida
têm os seus deveres também.
Dividir a
sala em grupos e cada um escolhe qual artigo da Declaração quer analisar.
1ª -
Sugestão: Analisar
o artigo 22. Pesquisar e refletir sobre grupos que se reúnem para exigir a
satisfação dos seus direitos. Existem varias maneiras de concretizar essa
exigência uma delas e o voto;
2ª -
Sugestão: Analisar
o artigo I. Pesquisar e refletir sobre as conquistas realizadas por grupos
excluídos de alguns direitos, como o direito de votar: Mulheres, padres e
índios que por muito tempo foram impedidos de votar. Mostrar a importância
dessa conquista.
3ª -
Sugestão: Analisar
o artigo 19. Pesquisar e refletir sobre o ato de votar (Jovens entre 16 e 18
anos). Relacionar o direito à liberdade de expressão e opinião com a
consciência política.
Essas são
apenas algumas sugestões. O grupo pode levantar outras formas para realizar o
seu trabalho.
4ª -
Sugestão: Analisar
o artigo 21. Após a leitura do artigo 21 o professor aponta três caminhos de
pesquisa e reflexão para os alunos:
a) Argumente, baseando-se em fatos
de seu conhecimento (jornais, revistas, telejornais), sobre o seguinte titulo:
"Corrupção assegurada, direitos humanos ignorados".
b) Argumente mediante charges e
piadas.
c) Argumente mostrando os passos
para a aprovação de um projeto de Lei, elaborado por representantes escolhidos
pelo voto.
4ª Aula -
"Caindo
no Mundo"
Após essa
discussão todos tomaram conhecimentos da maneira de pensar de cada um dos
colegas. Devem agora partir para uma pesquisa de campo, coletando opiniões de
outras pessoas: crianças, jovens e adultos.
Na
pesquisa será usado um questionário elaborado pelo professor e alunos. Numero
de entrevistados: 120 pessoas; (40 crianças, 40 jovens e 40 adultos).
Sugestão
de questões objetivas:
Você acha
que pode fazer alguma coisa para mudar situações, como, por exemplo, o problema
das crianças abandonadas?
( ) Sim
( ) Não
Para
você, qual a melhor expressão para combinar com cidadão?
( )
Exigir seus direitos;
( )
Respeitar o outro;
( ) Ação;
( )
Desânimo.
Você
conhece a Declaração Universal dos Direitos Humanos?
( ) Sim
( ) Não
Você acha
que o voto é uma forma de mudar e lutar pelos direitos humanos?
( ) Sim
( ) Não
Você acha
que deve participar do processo político de seu país?
( ) Sim
( ) Não
Você acha
que a frase: "E eu com isso? É muito utilizada pelos brasileiros?".
( ) Sim
( ) Não
E por
você?
( ) Sim
( ) Não
E por
seus países?
( ) Sim
( ) Não
Para
você, votar um direito ou um dever?
( ) Sim
( ) Não
Trabalhando
os dados com base nas respostas promover discussão entre os alunos. Para a
pesquisa organizar planilha de dados com o demonstrativo das opiniões de
crianças, jovens e adultos consultados sobre a questão: para você, votar é um
direito ou um dever?
PLANILHA DE DADOS
Passar os
dados obtidos nos questionários para a planilha de dados e em seguida fazer a
representação no gráfico.
Para você, votar e um direito ou um dever?
Gráfico
Confeccionar
dois gráficos um para a questão: Para você, votar é um direito ou um dever?
Outro
gráfico para a questão: Melhor expressão para combinar com cidadão.
Passar os
dados dos questionários para a planilha de dados e em seguida fazer a
representação no gráfico.
Analisar
o resultado da pesquisa com os alunos.
2ª Etapa
do Projeto.
Outras
sugestões para exercitar a cidadania no aluno:
- Desenhar, representando o significado da palavra "direito" para você;
- Procurar cenas, artigos em jornais, revistas, programas de TV, etc. que mostrem a violação dos direitos humanos, e discutir sobre elas; relacionar os artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos com as gravuras; dar sua opinião pessoal sobre as iniciativas de grupos que desejam assegurar os direitos humanos;
- Crie uma historia mostrando que para lutar pelos nossos direitos devemos cumprir nossos deveres;
- Elaborar uma relação de direitos e deveres: Em casa, na escola, na comunidade;
- Criar uma musica (RAP), ou parodias, ou poesia mostrando a importância de ter os direitos assegurados;
- Identificar filmes e historias infantis que mostrem a luta por um direito;
- Selecionar nas revistas de historias em quadrinhos cenas ou falas que ilustrem o tema. Usar essa seleção e realizar uma nova produção a partir dela;
- Mostrar a essência autoritária do regime militar implantado no Brasil, em marco de 1964, e de que modo ele se relacionava com os interesses dos industriais, fazendeiros, banqueiros e empresas multinacionais;
- Mostrar que o povo foi proibido de votar, não porque não sabia votar, mas porque começou a votar mais de acordo com seus interesses;
- Sugerir entrevista com eleitores com idade acima de setenta anos cujo voto e facultativo. Perguntar por que votam?
- Solicitar que pesquisem historicamente como aconteceu e se desenvolveu ao longo do tempo o processo eleitoral no Brasil;
- Comparar o grau de intensidade de corrupção entre os paises de primeiro mundo e os da América Latina;
- Fazer um levantamento do nº de eleitores de 16 a 18 anos e calcular o percentual em relação ao eleitorado do município;
- Abrir uma discussão sobre a política social do governo. Levar os alunos a refletir sobre ate que ponto essa ação paternalista ajuda ou atrapalha o individuo.
AVALIAÇÃO
O
processo de ensino-aprendizagem poderá ser avaliado através de:
- Avaliação do professor;
- Realização das atividades propostas no projeto;
- Questionamento oral;
- Verificação da participação dos alunos nas atividades coletivas;
- Realização de trabalhos e provas.
Culminância
do Projeto: mural com
exposição dos trabalhos efetuados durante o desenvolvimento do projeto, tais
como: textos, desenhos, letras de músicas e paródias, poesias, gravuras,
gráficos, túnel do tempo (retrospectiva da história do processo eleitoral no
Brasil), entre outros.
Sugestão
de livro e filmes:
Todos
Temos Direitos – Um livro sobre os direitos humanos, escrito, ilustrado e
editado por jovens do mundo inteiro - Ática.
Filmes:
- A Fuga das Galinhas
- Formiguinhas.
- Revolução dos Bichos.
- Vida de Insetos.
Autoria
do Projeto: Lucio
Flavio Feitosa Spagnol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário